Você já parou para pensar de onde vem a sua voz?

 

Presente em nossa vida desde que nascemos, por meio do choro, a voz é um dos principais meios de interação que temos com o outro. Embora possamos nos comunicar de diversas maneiras, utilizando o olhar, gestos e a expressão do corpo é a voz que carrega nossas mensagens, transmitindo emoções e sensações.

Mas como a voz é produzida?

No pescoço, temos a laringe e é de lá que vem a nossa voz. É na laringe que ficam as pregas vocais, conhecidas popularmente como cordas vocais. De forma simples, podemos dizer que quando as pregas vocais vibram geram um som, como o de um barbeador elétrico. Para que essa vibração aconteça, entra em ação o ar que sai dos pulmões. O som gerado na laringe por meio da fonação percorre todo o trato vocal, até chegar à boca e ao nariz e ser modificado por um processo chamado de ressonância. A ressonância depende de estruturas como faringe, boca, nariz e seios paranasais e funciona como um alto-falante natural para aquele som inicial produzido na laringe. Ao ser articulado esse som se transforma nas palavras que saem de nossa boca, por meio de outro processo conhecido como articulação.

Pareceu complicado? Nos próximos posts voltarei para contar como funciona cada etapa da produção da voz e porque é essencial estar atento a todos eles, para ter uma voz saudável. Se ficou com alguma dúvida, envie sua pergunta nos comentários.

Sem comentários

Deixe um comentário