Vida pessoal e saúde vocal

O bom desempenho da voz está diretamente ligado aos cuidados com a saúde vocal seja em relação a aspectos pessoais, ambientais ou organizacionais. Selecionei 4 dicas relacionadas à vida pessoal que vão te ajudar a manter uma voz saudável.

  1. Hidrate-se

A quantidade necessária diária de água pode variar muito de uma pessoa para outra, mas para uma boa produção vocal a ingestão de pequenos goles ao falar é eficaz. Está difícil lembrar-se de beber água? Utilize a tecnologia a seu favor, baixe um aplicativo no celular para lembra-lo.

  1. Não fume

Além de ser um dos principais fatores que levam ao câncer de pulmão e laringe, a toxina do cigarro é depositada diretamente nas pregas vocais, provocando irritação na laringe.

  1. Atenção ao consumo de álcool

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoca desidratação e causa uma irritação na laringe semelhante a que é provocada pelo cigarro.

  1. Tenha bons hábitos vocais

Alguns hábitos podem ser prejudiciais para a saúde vocal, mas a boa notícia é que você pode substituí-los por hábitos saudáveis. Evite pigarrear, competir com sons de fundo, falar em forte intensidade ou rápido demais.

Sem comentários

Deixe um comentário