Para você, quem é um bom comunicador?

Muitos clientes me procuram para aprimorar suas habilidades de comunicação. Eles se queixam de problemas de dicção, velocidade rápida de fala, pouca clareza e medo de falar em público, entre tantas outras questões. Em todos os casos, sempre lanço a seguinte pergunta: para você, quem é um bom comunicador?

Alguns deles, para minha surpresa, nunca tinham parado para pensar nisso. Outros, logo indicam políticos, palestrantes, professores, jornalistas e artistas como exemplos de bons oradores. Mas, a resposta que tenho recebido de forma recorrente, principalmente entre os mais jovens, é uma só: youtubers.

No meio digital, a comunicação acontece como uma rede de processos comunicacionais, num ambiente em que a interação é aberta e o público tem autonomia, é ativo e participativo, contribuindo com o material que está disponível.

Nesse contexto, agilidade, espontaneidade e informalidade genuína são algumas das marcas dos influenciadores digitais, produtores de conteúdo com milhares de seguidores na internet.

Os youtubers falam de forma simples e direta, usam uma comunicação dinâmica, com modulação rica da voz, gestos e movimentos amplos. Mas essa não é uma fórmula mágica. É preciso ter flexibilidade para ajustar a comunicação de acordo com diferentes situações, temas e públicos.

Por fim, é fundamental ressaltar a importância do cuidado que se deve ter com o que se fala, para sempre produzir conteúdo verdadeiro e de qualidade.

Sem comentários

Deixe um comentário