
10 nov Organize o seu roteiro de comunicação
Quantas vezes você já participou de uma reunião ou apresentação e não gostou do seu desempenho? Você estudou o assunto e está afiado no tema, mas seu rendimento não é bom porque calculou mal o tempo, desviou-se do assunto e perdeu o foco. As situações são muitas e variadas, mas a falha é uma só: não há um roteiro de apresentação.
A seleção das palavras, a estrutura das frases e o encadeamento das ideias formam o conteúdo da mensagem, que é revelado na expressividade do corpo e da voz. Nesse contexto, forma e conteúdo são indissociáveis para uma boa performance.
Você já parou para pensar em como organiza o conteúdo da sua fala? O objetivo ao se pensar em um roteiro, é usá-lo como guia, mas sem deixá-lo muito preso ou muito solto.
Quer preparar o seu? Experimente, inicialmente, algumas estratégias:
– Escreva o roteiro: não deixe o assunto solto na cabeça
– Anote do seu jeito: tópicos ou texto, palavras-chaves ou frases
– Registre as ideias em sequência ordenada: abertura, desenvolvimento e encerramento
– Seja objetivo na abertura: diga QUEM você é e sobre O QUE vai falar
– Selecione uma frase conclusiva no fechamento
– Dê preferência para frases curtas e na ordem direta: começo – meio – fim
É possível ser natural seguindo um roteiro e tornar sua comunicação muito mais eficiente. Que tal tentar em uma próxima oportunidade?
Sem comentários