Diminutivos

Posso usar palavras no diminutivo na minha apresentação?

Sim! Foi o que respondi para a minha cliente, que ensaiava comigo a apresentação para a banca de defesa do seu mestrado.

Se os diminutivos são parte da sua identidade, eles darão naturalidade à fala. Porém, se forem mal aplicados, podem comprometer o sucesso da apresentação, principalmente em situações mais formais.

Neste caso, talvez a pergunta exata fosse: quando e com que frequência os diminutivos podem ser usados?

Não há uma regra. O importante é considerar o contexto de fala. Se a minha cliente fizer uma introdução rapidinha, mostrar as letrinhas e apresentar os dados da tabelinha, a apresentação não vai funcionar tão bem. Aplicados desta forma, os diminutivos tornam-se repetitivos e desviam a atenção do interlocutor. Seu uso inadequado ainda pode afetar a credibilidade e desvalorizar o trabalho.

Se você já enfrentou dificuldades no uso dos diminutivos ou de outras palavras e expressões de apoio, busque ter melhor controle da sua fala: prepare a apresentação, treine e grave seus ensaios. É possível modificar alguns padrões de fala com auto-observação, ampliação do repertório e prática!

Precisa de ajuda? Fale comigo!

Maria Cristina Borrego

CRFa2 – 7412

Sem comentários

Deixe um comentário