Aspectos organizacionais e saúde vocal

A forma como você organiza o uso da voz no trabalho está relacionada aos aspectos organizacionais, que são capazes de influenciar o seu desempenho vocal. Conheça quatro, que contribuirão para manter a sua voz sempre saudável.

  1. Inclua pausas na fala

Se sua demanda de trabalho exige muito da sua voz, programe pequenos intervalos de descanso. Falar sem pausas gera sobrecarga no sistema fonatório além de dificultar a coordenação respiratória, provocando fadiga e favorecendo o surgimento de lesões na laringe.

  1. Aposte no microfone

Diante de uma jornada de trabalho intensa que inclua o uso vocal constante, como no caso dos professores, o uso de microfone reduz a necessidade de usar a voz em forte intensidade, evitando a sobrecarga do sistema fonatório e o esforço vocal, funcionando como medida preventiva.

  1. Aqueça sua voz

Se você precisa fazer uso intenso da sua voz no exercício de sua atividade profissional, que tal aquecer antes de começar? Exercícios de aquecimento vocal contribuem para um melhor rendimento vocal, além de ter efeito positivo no desempenho.

  1. Equilibre o uso vocal

O uso constante da voz nas atividades profissionais e de lazer requer atenção e equilíbrio. Faça aquecimento vocal, hidrate-se adequadamente e programe-se para que haja períodos de descanso entre uma atividade e outra.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário