Aspectos ambientais e saúde vocal

Você sabia que aspectos ambientais têm grande influência para um bom desempenho vocal? Conheça 4 que certamente contribuirão para manter a sua voz sempre saudável.

  1. Evite ambientes ruidosos

Em um ambiente ruidoso a voz é produzida de forma mais intensa e o esforço para se comunicar é maior. Isso acontece porque com o barulho perdemos parte ou a totalidade do monitoramento para controlar a própria voz. Se precisar se comunicar em locais com muito barulho como uma sala de aula, por exemplo, avalie o uso de um microfone para amplificar sua voz.

  1. Prefira locais limpos

Busque ambientes limpos, livres de poeira e mofo. Em pessoas alérgicas a presença de mofo, fungos, bactérias e vírus pode produzir ressecamento da garganta, tosse ou sinusite gerando irritações na laringe e no sistema respiratório, além de desencadear pigarro e tosse.

  1. Atenção ao ar condicionado

A resistência ao ar condicionado varia de pessoa para pessoa. Algumas podem sentir a garganta mais ressecada e a voz pode se alterar nessas condições, pois resfriamento do ambiente vem acompanhado pela redução da umidade do ar, provocando o ressecamento do trato vocal. Se esse for o seu caso, aumente a ingestão de água com pequenos goles durante todo o dia.

  1. Mantenha a postura

Uma postura corporal inadequada no ambiente de trabalho pode gerar produção vocal tensa, além de dificultar a respiração. Algumas pesquisas já comprovaram que pessoas com disfonia apresentam mais alterações posturais. Mantenha o corpo livre e ereto, sem tensão excessiva.

Sem comentários

Deixe um comentário