Articulação dos sons da fala

As pessoas pedem, com certa frequência, para que você repita o que acabou de dizer? É difícil falar sem ser interrompido? Se você respondeu sim para uma dessas perguntas, pode ser um bom momento para pensar na sua articulação.

A articulação dos sons da fala está ligada a movimentos realizados com os lábios, língua, palato, chamados órgãos fonoarticulatórios. São eles que nos permitem emitir diferentes sons e palavras. A articulação é considerada clara e precisa quando somos capazes de compreender todas as palavras que são emitidas em um discurso. No entanto, se a articulação é imprecisa, fica difícil entender o interlocutor.

Para conquistar uma boa comunicação, um dos elementos fundamentais é a articulação, que vai transmitir clareza e segurança à sua mensagem, despertando a atenção de quem estiver ouvindo.

Se quiser descobrir qual o seu padrão articulatório, procure um fonoaudiólogo. Além de uma avaliação fonoaudiológica para analisar como anda sua articulação, é ele quem irá propor exercícios específicos para cada caso.

Sem comentários

Deixe um comentário